A Aldeia Porto Covo e Ilha do Pessegueiro

A aldeia que deu nome à música de Rui Veloso pertence ao conselho de Sines e fica localizada no litoral alentejano.

A freguesia de Porto Covo é bastante conhecida pela beleza das suas praias que em 2015 foram colocadas pelo blogue The Huffington Post entre as 10 mais belas praias do mundo. Entre elas estão a Praia Grande, bastante procurada por banhistas pela extensão do areal e o abrigo da falésia, mas também por surfistas; a Praia Pequena que tal como o nome indica a dimensão do areal não é vasta, mas proporciona um belo pôr do sol e a Praia dos Buizinhos que adotou o nome das pequenas conchas lá existentes, frequentemente utilizadas para artesanato naquela região.

Na baía de Porto covo situa-se o Porto de pesca da aldeia envolvido na praia de cascalho formada na foz do rio Mira, onde pode observar a paisagem de cima ou descer até ao nível da água e ver os pescadores a trabalhar de perto. Este porto teve grande importância no séc. XVIII, estabelecendo a conexão com o porto de Lisboa.

No centro de Porto Covo fica a Praça do Marquês de Pombal sendo a praça principal da vila. É um dos maiores pontos de interesse desta localidade e está rodeado de casas com fachadas tradicionais daquela região.

«Havia um pessegueiro na ilha», assim canta Rui Veloso, mas ao que parece não havia nenhum pessegueiro na ilha. Não há, nem nunca houve segundo o testemunho de Joaquim Matias, marinheiro e pescador responsável pelo transporte de visitantes à ilha, no artigo de Mariana Correia de Barros para a Time Out (julho, 2018). O que podemos encontrar na ilha são: um forte lá construído no séc. XV e ruínas romanas.

A aldeia de Porto Covo e a Ilha do Pessegueiro são dois dos recantos de Portugal que valem a pena conhecer!

Uma estadia tranquila
Reabrimos com todas as condições para lhe proporcionar uma estadia tranquila.
SABER MAIS