As Barragens do Litoral Alentejano

O Litoral Alentejano é um local cheio de beleza natural. Envolvidas na natureza podemos encontrar maravilhosas construções do ser humano. As Barragens são um excelente exemplo dessa combinação: a magnificência da natureza e o engenhoso humano. No Litoral Alentejano podemos descobrir:

Barragem de Morgavel
A barragem da ribeira de Morgavel está situada em Sines, no distrito de Setúbal. Funciona desde 1980 e é uma barragem de aterro. A sua fundação é composta por Xistos e grauvaques e a albufeira desta barragem apresenta a capacidade total de 32,5 Mio.

Barragem de Santa Clara
Está situada no Rio Mira, em Odemira, a freguesia de Santa Clara-a-velha. A barragem que tomava antes o nome de Barragem Marcelo Caetano já foi também noutro tempo da história de Portugal a maior paragem do país. O seu objetivo aquando a construção era providenciar rega para todo o concelho. Esta barragem celebrou em 2019 os cinquenta anos da sua construção.

Barragem de Campilhas
Localizada em Santiago do Cacém, em Setúbal, esta barragem foi projetada em 1941 e situa-se na ribeira com o mesmo nome: Ribeira de Campilhas. É uma barragem de aterro com 35 metros de altura. A sua albufeira apresenta a capacidade total de 27,156 Mio. Nesta barragem podemos encontrar ainda uma central hidroelétrica que produz em média 0,54 GWh.

Visite esta região que tanto têm para lhe oferecer! Conheça os locais por descobrir no Litoral Alentejano.

Uma estadia tranquila
Reabrimos com todas as condições para lhe proporcionar uma estadia tranquila.
SABER MAIS