O que Esconde o Parque Natural da Costa Vicentina

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina está localizado entre Porto Covo, no litoral do Alentejo, e Burgau, em Vila do Bispo – Algarve.

Neste parque pode observar diversas espécies de aves como a águia pesqueira, águia-de-bonelli, o falcão-peregrino, a gralha-de-bico-vermelho ou a cegonha-branca em destaque nesta zona por não nidificar nos rochedos marítimos em mais lugar nenhum do mundo. Para além das inúmeras aves também pode encontrar nesta reserva natural espécies terrestres como a lontra, o texugo, o saca-rabo e a fuinha e ainda uma enorme biodiversidade marinha como o mero, o cavalo-marinho e o caboz.

A Costa Vicentina apresenta três tipos distintos de paisagem: a plataforma larga e plana sem entalhes, a superfície plana recortada com entalhes profundos e poucas areias, e a plataforma litoral.

Para além da fantástica fauna e flora desta região, poderá ainda descobrir praias de tirar a respiração como a praia do Carvalhal, a Zambujeira do Mar, a praia da Arrifana, a Lagoa de Santo André e até mesmo a ilha do pessegueiro. Estas praias do litoral alentejano são bastante procuradas por surfistas devido à forte ondulação.

À beleza natural desta costa portuguesa junta-se o património construído pelo ser humano como o Forte de Belixe e a Fortaleza de Sagres, o Farol do cabo Sardão ou o Forte da Costa e Fortim da Ilha do Pessegueiro carregados de valor histórico.

O Parque Natural do Sudeste Alentejano e Costa Algarvia é sem dúvida um tesouro por descobrir e pode ser visitado todo o ano! Conta com inúmeros percursos terrestres, atividades de lazer e paisagens deslumbrantes. Do que está à espera?

Uma estadia tranquila
Reabrimos com todas as condições para lhe proporcionar uma estadia tranquila.
SABER MAIS