Escapadinha de Inverno no Litoral Alentejano

Ao longo do ano, deparamo-nos com uma invasão intensa do desejo de viajar e conhecer os mais bonitos recantos. Quando chega o inverno, muitos de nós até questiona: o que fazer e para onde ir quando está frio? Desengane-se se pensa que nesta altura não é ideal dar uma escapadela, antes pelo contrário, as temperaturas amenas permitem agradáveis passeios e as estadias em época baixa são mais acessíveis à maioria das carteiras.

O Litoral Alentejano tem um clima excelente, quente e temperado. Durante o Inverno são muito frequentes os dias de sol e as temperaturas, principalmente durante o dia, são bastante agradáveis e convidam a actividades ao ar livre sem necessidade de grandes agasalhos. Durante a noite é normal arrefecer, o que propicia uma refeição composta e um serão no aconchego da lareira.

Sendo assim, o Inverno não serve de desculpa para não se aventurar numa escapadinha. O Litoral Alentejano é uma região de sublime beleza natural, abençoada com um ar tão puro que se sentirá rejuvenescido a cada inspiração. É uma zona com um turismo não massificado, sendo portanto um passeio ideal para encontrar paz de espírito e recarregar baterias.

A Herdade do Amarelo tem uma localização privilegiada, entre a serra e o mar, mesmo no coração da Costa Vicentina.

Tome nota das nossas sugestões para uma escapadinha de Inverno inesquecível:

O QUE FAZER NAS REDONDEZAS?

Passeios a Pé pela Natureza

Praias – Aqui poderá conhecer praias lindas, com características bem selvagens, arribas sem fim e suavemente pintadas pela vegetação. Poderá observar algumas daquelas paisagens imponentes que despertam em nós aqueles sentimentos primordiais intrínsecos deixados como legado pelos nossos nobres antepassados: o fascínio, a admiração, a poesia, o mistério e a agradável melancolia que o mar nos transmite.

Deambule à beira-mar com o som das ondas a marcar passo e absorva toda esta boa energia que só ele nos consegue proporcionar. São visitas obrigatórias: a praia do malhão, o cabo sardão, o carreiro das fazendas e praia das furnas.

Rota Vicentina – Se a sua vontade for mesmo caminhar à séria, pode optar pela rota vicentina, que é uma rede de percursos pedestres no Sw de Portugal, totalizando 400 km. Formada pelo Caminho HistóricoTrilho dos Pescadores e vários Percursos Circulares, propõe uma vivência única destes dois mundos, entre uma cultura rural viva e autêntica e uma costa surpreendentemente selvagem. Aqui bem perto passam 2 etapas: Etapa Cercal do Alentejo / S. Luís e Etapa S. Luís / Odemira.
Fotografias por Rota Vicentina

Recantos Secretos – A beleza virgem desta região brinda-nos com locais mágicos. Locais onde irá escutar apenas a agradável melodia proporcionada pela natureza com todo os seu esplendor. Bem perto daqui, poderá encontrar a cascata das furnas, o pego das pias e a rocha de água d’alto. Visite-os e conte-nos que sentimentos lhe transmitiram.

cascata das furnas
Passeios a Cavalo

Herdade do Pessegueiro – Seja a passo, a trote ou a galope, esta é uma experiência inesquecível e que não vai querer perder. A Herdade do Amarelo em parceria com a Herdade do Pessegueiro, proporciona-lhe a oportunidade de fazer um passeio a cavalo com a Ilha do Pessegueiro como pano de fundo.

Gastronomia

Restaurantes – em Vila Nova de Milfontes, existe uma excelente variedade na área da restauração. Desde comida típica alentejana, servida com muita generosidade no Pátio Alentejano, ao requinte e ambiente acolhedor da Tasca do Celso. Para quem prefere os sabores do mar, sem dúvida que O Pescador, fica nomeado como referência. Recomendamos vivamente também o Porto das Barcas, A Choupana, O Marquês, O Bernardo e O Sacas.

Doçaria – para os mais gulosos, O Pão, Café e Companhia, tem uma enorme variedade de maravilhosos bolos típicos e caseiros, como o brigadeiro, bolo de cenoura, de coco, de laranja, de figo, tarte de amêndoas… entre muitos. A montra é muito bem composta.

O QUE FAZER NA HERDADE DO AMARELO?

Trilhos & Bicicletas – na Herdade do Amarelo existem quatro trilhos pedestres. O percurso 1, sendo o mais plano, convida a um passeio de bicicleta. Os restantes 3 percursos são ideais para percorrer a pé, nos quais poderá observar uma ribeira e descobrir um olival.

Piqueniques – nos nossos trilhos, em plena natureza, é possível desfrutar de um agradável piquenique. Seja a dois ou em família, esta é uma agradável experiência que com certeza ficará na memória.

Spa – relaxar é a palavra de ordem na nossa zona de spa. Com a serra como cenário de fundo, dispõe de um banho turco, um jacuzzi suspenso que dá a sensação de estar completamente imerso na natureza e zonas de massagens.

Relaxar no Quarto – Todos os nossos quartos dispõem de uma vista fantástica e tranquilizadora para a Serra de São Domingos. Todo o ambiente foi pensado ao pormenor para que desfrute dos momentos relaxantes que procura. As suites românticas contam com banheiras de hidromassagens para que repouse serenamente enquanto contempla a magnífica paisagem.

Lareiras – relaxar ao som da lareira é dos melhores momentos que o frio do Inverno proporciona. Dispomos de uma lareira na sala de refeições, à beira da qual poderá saborear um chá enquanto lê um livro. Também as suites panorâmica, superior e clássica oferecem lareiras para que viva estas momentos no conforto do quarto.

Ver as Estrelas – esta zona está afastada dos grandes centros urbanos onde a poluição luminosa dificulta a observação de estrelas. Enquanto cá estiver, tire alguns momentos à noite para observar o céu e contemple esse cenário mágico.

observar-estrelas-no-alentejo

Aqui há todos os ingredientes para a Escapadinha de Inverno perfeita, prepare agora as suas malas e venha daí!

Uma estadia tranquila
Estamos em funcionamento com todas as condições para lhe proporcionar uma estadia tranquila.
SABER MAIS