8 Castelos e Fortes do Alentejo

Seja porque gosta de apreciar a arquitetura ou porque gosta de retornar à idade média e sonhar com os tempos das rainhas e reis, príncipes e princesas, nas proximidades da Herdade do Amarelo Natura & Spa, existem Castelos e Fortes que lhe podem interessar.

FORTE DE SÃO CLEMENTE – VILA NOVA DE MILFONTES

Este forte era foi construído nesta região à beira mar, para proteção da vila que era invadida pelos piratas do Norte de África.

FORTE DO PESSEGUEIRO – PORTO COVO

Este forte, foi também, construído para proteger a costa dos corsários (alguém, que por ordem de um governo, era autorizado a roubar, tendo a intenção de enfraquecer o seu inimigo).

CASTELO DE SINES

Local onde a atividade piscatória era predominante, pelo que, este castelo era essencialmente um ponto de vigia e defesa. O pai do navegador Vasco da Gama, foi alcaide/governador nesta cidade.

CASTELO DE SANTIAGO DO CACÉM

Castelo habitado, nos antepassados, por tribos celtas. Foi ocupado por Alanos, Visigodos e Muçulmanos. Em 1217, passou para posse portuguesa, no reinado de D. Afonso II. Este Castelo tem dez torres e uma igreja na zona sudoeste, a Igreja Matriz de Santiago.

CASTELO DE ALJEZUR

Este castelo foi construído perto de um porto fluvial, a ribeira de Aljezur, que nesta altura era navegável. A construção deste castelo remonta ao século X, construído primitivamente pelos árabes. Só por volta de 1249 é que o domínio português nesta região foi conquistado.

CASTELO DE BEJA

O Castelo de Beja foi fortificado na época romana. Tem uma torre, denominada torre de menagem, com quarenta metros de altura, que confere ao castelo uma característica imponente. Esta torre tem um estilo gótico e é um grande exemplo da arquitetura militar da idade média em Portugal.

CASTELO DE MÉRTOLA

O Castelo de Mértola fica numa escarpa do fluente caudal do Guadiana e do afluente da ribeira de Oeiras. Tem uma torre de menagem, contruída em 1292.

CASTELO DE MONSARAZ

No topo de uma colina, podemos avista o castelo de Monsaraz. É um castelo bem preservado, que comporta a vila medieval de Monsaraz. Das muralhas podem deslumbrar-se com as águas da barragem de Alqueva.

Uma estadia tranquila
Reabrimos com todas as condições para lhe proporcionar uma estadia tranquila.
SABER MAIS